Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral05/11/2019Priscilla BárbaraAfonso Soares

Dúvida:


Como Gerar Arquivo do Pagamento Escritural no Integral?


Sumário:



Solução:


Empresas do setor varejista apresentam a peculiaridade de possuírem diariamente um alto volume de boletos bancários para pagar. Pensando nesse cenário, o pagamento escritural permite o agendamento e o pagamento de fornecedores através da troca de informações digitais entre os bancos e a loja.


1 - Gerando Arquivo do Pagamento Escritural 

Rotina:Geração de Arquivos para Pagamentos de Fornecedores
Programa:SPR050
Localização:

Administracao Financeira / Contas a Pagar / Lancamentos / Baixar Lancamen Pagos / Pagamento Escritural / Gerar Arquivo


Para gerar arquivo do pagamento escritural, acesse a localização citada acima.








campos importantes da tela acima:

CamposDescrição
Data Pagamento:Informe a data que o título será pago.
Aviso Cred:Informe S para emitir um aviso de crédito se a forma de pagamento for cheque ADM, ou N para não emitir o aviso.
Grupo Financeiro:Se a loja possuir um grupo financeiro esse campo será habilitado para informar um especifico ou 99 para considerar todos.
Banco Filtro:Informe o filtro do Banco para os lançamentos ou 999 para todos.
Conta a se Gravar:

Informe a conta a ser gravada nos lançamentos marcados com boleto selecionado nos filtros.

Tela / Impr / Arquivo:

Informe A para gerar um arquivo ou I para imprimir direto na impressora.

Nome Spool:

Informe um nome que deseja para o relatório, caso tenha escolhido na opção anterior A, caso contrário irá carregar nesse campo o nome da impressora selecionada.

Dt. Digitacao de ... ate:Informe a data digitação dos lançamentos no contas a pagar, ou pressione a tecla Enter para considerar todos (0 ate 99/99/99).
Dt. Emissao de ... ate:Informe a data de emissão dos lançamentos no contas a pagar, ou pressione a tecla Enter para considerar todos (0 ate 99/99/99).
Dt. Vencimento ... ate:Informe a data de vencimento dos lançamentos no contas a pagar, ou pressione a tecla Enter para considerar todos (0 ate 99/99/99).
Documento de ... a:Informe uma faixa de número dos lançamentos, ou pressione a tecla Enter para considerar todos (0 a 9999999999).
Fornecedor:Informe o código do fornecedor cadastrado no sistema (com dígito verificador), ou pressione a tecla Enter para considerar todos.
Tipo:Informe o tipo gerencial do plano de contas do lançamento, ou informe 9999 para considerar todos.
Conta:Informe a conta bancária gravada no lançamento, ou pressione a tecla Enter para considerar todos.


Assim que preencher os campos acima, pressione a tecla Enter ou S para confirmar e gerar o arquivo de pagamento escritural, conforme o exemplo abaixo.

OBSERVAÇÃO: Os campos a partir da Dt Pagamento, são filtros para gerar o arquivo de um lançamento específico ou dos lançamentos daquele período que se enquadram nos filtros.




Após a confirmação, será exibido na tela do sistema os lançamentos que estão dentro dos filtros especificados na tela anterior. Estes lançamentos já vem selecionados para compor a remessa (coluna Sel com û, significa que o lançamento está marcado).

Se existir algum lançamento que não será enviado para pagamento, será necessário desmarcá-lo utilizando as setas do teclado para selecioná-lo e em seguida pressionar a tecla F6 em cima dele.

OBSERVAÇÃO: A  tecla F6 é utilizada tanto para desmarcar quanto para marcar o lançamento desejado.





Pressione a tecla Esc e depois  a tecla S ou Enter para confirmar a remessa.




Após a confirmação, é exibido no rodapé do sistema o local onde foi gerado a remessa e o nome do arquivo para ser enviado ao banco, conforme exemplo abaixo, no qual a remessa foi gerada no diretório /u/rede/banco/brasil/remessa/ com o nome pg181001_006.rem.




Para visualizar o arquivo, acesse o diretório correspondente e CLIQUE no arquivo para abri-lo. Abaixo segue um exemplo do aquivo de pagamento escritural gerado, ressaltando que os dados são meramente ilustrativos.