Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral06/11/2019Priscilla BárbaraAfonso Soares

Sumário:



 Consolidação Lançamentos Vários Tipos Contas Receber Integral


Neste manual, será mostrado como fazer a consolidação dos lançamentos com vários tipos do contas a receber que estão em aberto.


1 - Consolidando os Lançamentos


Rotina:Consolidação de Lançamentos
Programa:SPR062
Localização:Administracao Financeira / Contas a Receber / Lancamentos / Manutencao / Consolidacao / Consolidar Varios Tipos


Para consolidar os lançamentos, acesse a localização citada acima e siga os procedimento a seguir.





Ao acessar a rotina, informe a letra correspondente ao filtro de data desejado, sendo: V para vencimento e E para emissão. No exemplo deste documento foi utilizado o filtro de vencimento.




No campo Tipo, informe um tipo gerencial do lançamento gravado no financeiro ou 9999 para trazer todos os lançamentos.


OBSERVAÇÃO: Ao informar um tipo específico, o sistema buscará somente os lançamentos com esse tipo gerencial.




No campo Vencimento (ou Emissao, para o filtro de data E), informe o intervalo de vencimento (ou emissao para o filtro de data E) dos lançamentos. Para prosseguir, pressione a tecla Enter.




No campo Clie, informe o cliente desejado e, pressione a tecla Enter para prosseguir.



Após o preenchimentos dos dados acima, será exibido os lançamentos em aberto, de acordo com os filtros informados.

As opções situadas no rodapé do sistema, são as ações possíveis para os lançamentos, sendo elas: marcar todos os lançamentos que aparecem na tela (tecla F3), desmarcar todos os lançamentos selecionados (tecla F4), selecionar individualmente  os lançamentos (tecla F5), aplicar juros ou desconto (tecla F7).

No exemplo abaixo, foi utilizado a tecla F3 para selecionar todos os lançamentos.




Após a seleção, os lançamentos ficaram marcados com o asterisco ( * ) ao lado do número de cada lançamento e o valor total deles exibido abaixo do campo da data.




Para confirmar, pressione a tecla Esc e em seguida a tecla S.



No campo Emissao, informe a data em que foi emitido o documento ou passado o cartão credito ou débito, se desejar alterar a data sugerida pelo sistema. Em seguida, pressione a tecla Enter para prosseguir.



Ao alcançar o campo Tipo, informe tipo gerencial do plano de contas para o novo lançamento e, pressione a tecla Enter para prosseguir.

OBSERVAÇÃO: Para informar um número de lançamento diferente do que foi sugerido pelo sistema, pressione a seta do teclado para cima para alcançar o campo Lancamento. Após alterar, pressione a tecla Enter para prosseguir.



Quando o tipo gerencial de consolidação for um cartão, o sistema abre um campo para informar as parcelas para crédito ou débito, conforme o exemplo abaixo.

OBSERVAÇÃO: Se o tipo gerencial escolhido for diferente de cartão, o sistema solicitará a data de vencimento (campo Vencimento) e logo em seguida o valor total da consolidação (campo Valor). Caso a data de vencimento seja igual a data de emissão, uma conta para baixa (campo Conta)será solicitada.




Em seguida, informe no campo Valor o valor total da consolidação e pressione a tecla Enter para prosseguir.




Para confirmar, pressione a tecla Enter ou S.

OBSERVAÇÃO: Para os tipos gerenciais cartão o campo Vencimento, será preenchido automaticamente de acordo com as regras da administradora de cartão vinculada ao tipo gerencial. Para mais informações, consulte o documento: " Manual | Cadastrar Administradora Cartão Débito Crédito Integral ".





O sistema dará a opção de informar outros tipos, no qual deverá executar os mesmos passos informado anteriormente, ou se desejar encerrar, pressione a tecla Esc.




Será aberto uma " janela " para impressão ou visualização da consolidação. No campo Arq/Impres informe a letra I ou A para imprimir direto na impressora ou para gerar arquivo, respectivamente. No campo Spool, informe um nome que deseja para o relatório, caso tenha escolhido na opção anterior A, caso contrário irá carregar nesse campo o nome da impressora selecionada.




Em sequência, pressione a tecla Enter ou S para confirmar. No exemplo deste documento foi utilizado a opção para visualizar o documento.




Em seguida, para visualizar o relatório, pressione a tecla F8, informe o nome dado ao Spool e pressione a tecla Enter para visualizá-lo na tela. Se desejar visualizar em pdf, em seguida, deverá pressionar a tecla P e a Enter até confirmar para gerar na pasta /u/rede/rel-pdf.

Exemplo da Visualização da Consolidação em Tela


Exemplo da Visualização da Consolidação em PDF


2 - Consultando Lançamento no Contas a Receber Após a Consolidação


Rotina:Receber - Alteração
Programa:SPR015
Localização:Administracao Financeira / Contas a Receber / Lancamentos / Manutencao / Alteracao / Individual


Para consultar os lançamentos no contas a receber, acesse a localização citada acima. Para mais informações, consulte o documento: " Dúvida | Como Consultar Lançamento Contas Receber Integral? ".

Observe no exemplo abaixo, que ao lado da data de vencimento aparece o número do documento da consolidação 0000000001 e a consolidação Cons.000006. Esses pontos auxilia na identificação de um lançamento consolidado e até mesmo para realizar o estorno.

OBSERVAÇÃO: A consolidação quando é realizada com o tipo gerencial de cartão ou ticket, o cliente devedor passa a ser a administradora de cartão vinculada ao tipo gerencial e não mais o cliente devedor.