Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral19/11/2019Priscilla BárbaraWilker Kunert

Dúvida:


Como Gerar Relatório Previsão Versus Realizado que mostra o Planejamento Financeiro de Vendas no Integral?


Sumário:



Solução:


1 - Parametrizando o Sistema para o Funcionamento


A parametrização da contribuição marginal na tabela de setor, se faz necessário caso deseje visualizar os produtos com essa classificação de setor
no relatório Previsão X Realizado.

Rotina:Tabela de Setor
Programa:EST001
Localização:Administracao de Materiais / Gestao de Estoque / Classificacao Estoque / Manutencao / Setor


Para realizar a alteração do cadastro de setor, acesse a localização citada acima. Para mais informações, consulte o documento: " Dúvida | Como Cadastrar Setor Integral? ".

Ao acessar a rotina, pressione a tecla Enter até alcançar o campo ContrMarg, no qual deverá informar a letra S, para que os produtos com essa classificação sejam exibidos no relatório Previsão X Realizado, conforme o exemplo abaixo.



2 - Gerando o Relatório Previsão x Realizado

Rotina:Previsão de Vendas - Rentabilidade Diária
Programa:VEN015
Localização:

Administracao Financeira / Planejamento / Vendas / Diario / Relatorios / Previsao X Realizado


Para gerar o relatório Previsão x Realizado, acesse a localização citada acima.








Dados importantes da tela acima:

CamposDescrição
Modelo:Esse campo é preenchido automaticamente com o modelo padrão 1.
Mes/ Ano:

Informe o mês e ano de referência que deseja gerar o resultado da previsão de vendas com as que foram realizadas.

Filial:Informe o percentual de crescimento previsto por mês anualmente, ou pressione a tecla Enter para prosseguir.
Setor/Grupo:Informe S para mostrar as vendas realizadas no relatório, caso o parâmetro ContrMarg não tenha sido definido na tabela do setor (tópico 1 - Parametrizando o Sistema), ou N para não mostrar.
Arquivo/Impress:

Informe A para gerar um arquivo ou I para imprimir direto na impressora.

Nome Spool:

Informe um nome que deseja para o relatório, caso tenha escolhido na opção anterior A, caso contrário irá carregar nesse campo o nome da impressora selecionada.


Assim que preencher os campos acima, pressione a tecla Enter ou S para confirmar e gerar o relatório, conforme o exemplo abaixo.




Em seguida, para visualizar o relatório, pressione a tecla F8, informe o nome dado ao Spool e pressione a tecla Enter para visualizá-lo na tela.





A projeção faturamento, conforme a tela acima, é um cálculo estatístico feito pelo sistema baseado a partir do primeiro dia de venda realizada, com base na previsão diária de vendas e percentual de crescimento definido. Dessa forma, o relatório mostrará uma tendência de faturamento do que se espera realizar de vendas no mês na loja.

A fórmula do cálculo da projeção de faturamento é a seguinte: {(total projeção - venda do dia) * [(acumulado do dia / acumulado previsto) - 1]} + total projeção.

OBSERVAÇÃO: Se não for informado nenhum percentual de crescimento, o sistema pega o valor total da projeção, referente à venda do período anterior, ou seja, mês e ano anterior. Lembrando que a projeção de faturamento, pode variar no decorrer dos dias, pois ela depende da venda do dia anterior para projetar o dia seguinte.