Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral02/12/2019Priscilla BárbaraAfonso Soares

Sumário:



Carta de Cobrança no Integral


Neste manual, será mostrado como emitir Carta de cobrança e Etiqueta para envelopes com a finalidade de cobrança para enviar ao endereço cliente.


1 - Configurando a Carta de Cobrança

Para a criação da carta de cobrança, deverá acessar a linha de comandos do linux e, em seguida ao diretório /u/sist/rel/.




Depois DIGITE o comando joe e logo a frente o nome do arquivo para a carta de cobrança (exemplo cobranca).




Será aberto uma nova tela para inserir o texto da carta.



DIGITE o texto da carta, conforme desejado. Abaixo segue um exemplo de texto de cobrança.




Após a digitação do texto, pressione as teclas Ctrl K X, simultaneamente, para salvar o texto da carta. O sistema exibirá a mensagem " File nomedoarquivo saved ", indicando que foi salvo com sucesso e, retornará o cursor do mouse para o diretório /u/sist/rel.



2 - Emitindo a Carta de Cobrança

Rotina:Carta de Cobrança
Programa:SPR212
Localização:Administracao Financeira / Contas a Receber / Cobranca / Cartas de Cobranca


Para gerar carta de cobrança, acesse a localização citada acima.








Campos importantes da tela acima:

Campo

Descrição

Cobranca:

Informe o número correspondente ao escritório de cobrança desejado, no qual o sistema irá trazer somente os lançamentos definidos com esse.

OBSERVAÇÕES:

O código do escritório de cobrança poderá ser configurado na rotina Cadastros Basicos / Tabelas / Escritorio de Cobranca / Manutencao.

No contas a receber, o campo código do escritório de cobrança fica situado no campo Carta Cobranc de cada lançamento.

Texto:

Insira o nome do arquivo de texto da cobrança que foi salvo na pasta /sist/rel, conforme orientado no tópico 1 - Configurando a Carta de Cobrança.

Assinante:Esse campo será preenchido automaticamente com a razão social da empresa do emitente da carta de cobrança, no qual será exibida na carta de cobrança. Esse campo, entretanto, pode ser alterado conforme o desejado.
Emitir Mala Direta:

Informe a letra S para emitir etiquetas com nome e dados do cliente para colar nas cartas de cobranças que serão enviadas para o endereço do mesmo, ou N para não.

Arquivo/Impressora:Informe a letra A para emitir o arquivo de etiqueta ou I para imprimi-lo direto na impressora.
Nome Spool- EtiqInforme o nome desejado para o arquivo de etiqueta que será salvo.
Modelo:

Informe o número do modelo desejado para a emissão de etiquetas. Exemplo: Modelo (1) - emite as etiquetas embaixo da outra; modelo (6) - emite as etiquetas lado a lado.

Faixa Lancamentos...a:

Informe a faixa de lançamentos que deseja que saia na carta de cobrança, ou pressione a tecla Enter para considerar todos.

Codigo do Cliente:Informe o código referente ao cliente que deseja filtrar para emitir a carta de cobrança, ou pressione a tecla Enter para considerar todos.
Tipo:Informe o tipo gerencial do plano de contas para que saia na carta de cobrança apenas os lançamentos com eles, ou pressione a tecla Enter para considerar todos.
CEP:Informe o CEP para que saia na carta de cobrança apenas os lançamentos com ele, ou pressione a tecla Enter para considerar todos.
Vencidos de...a:

Informe o período de vencimento dos lançamentos para que saiam na carta de cobrança, ou pressione a tecla Enter para considerar todos.

Arquivo/Impressora: (Final da tela) Informe a letra A para gerar o arquivo da carta de cobrança ou I para imprimi-lo direto na impressora.
Nome Spool-CartaInforme o nome do arquivo de carta de cobrança que será salvo no Spool, caso a opção anterior seja A.


Assim que preencher os campos acima, pressione a tecla Enter ou S para confirmar e gerar o relatório.

Abaixo segue um exemplo de a carta de cobrança com etiquetas e filtrando por data de vencimento.




Após a confirmação, caso tenha selecionado a opção de etiqueta, o sistema exibirá a quantidade de etiquetas que serão geradas, conforme o exemplo abaixo.




Em seguida, para visualizar o relatório da carta de cobrança e etiqueta, pressione a tecla F8, informe o nome dado ao Spool e pressione a tecla Enter para visualizá-lo na tela.

Abaixo segue um exemplo do Spool de etiqueta.

Exemplo do Spool das Etiquetas Emitidas



Se desejar visualizar em pdf, em seguida, deverá pressionar a tecla P e a Enter até confirmar para gerar na pasta /u/rede/rel-pdf.

Abaixo segue o exemplo do Spool de uma das cartas de cobrança.


Exemplo do Spool da Carta de Cobrança Emitida