Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Frente Linux03/03/2020Priscilla BárbaraAmanda Elen

Sumário:



Atualização Automática Frente Linux

Atualmente as atualizações do Frente de Loja são feitas de forma manual, copiando o pacote de atualização de caixa em caixa. A partir da versão 1.4.44, foi criada uma rotina para que as atualizações do Frente fossem feitas de forma mais automática, rápida e prática, como será mostrado neste manual.


IMPORTANTE: Para não ocorrer erros, antes de atualizar o Frente de Loja, é OBRIGATÓRIO atualizar o Supervisor e enviar carga do Banco de dados.


1 - Atualizando o Frente Linux


Ao iniciar o Frente de Loja Linux, na tela inicial, pressione a tecla F4 para acessar o Menu Fiscal.




Ao entrar no Menu Fiscal (Menu Gerente), utilize o mouse para MOVER a barra de rolagem e CLICAR na opção Verificar se existe atualização. Logo após, o Frente irá verificar no portal do cliente se existe uma versão superior a apresentada no caixa.




Caso exista uma nova atualização, será apresentado a mensagem " Existe atualização disponível! Deseja atualizar agora? ", no qual deverá confirmar ou não CLICANDO na opção SIM ou NÃO, respectivamente.




Após optar por realizar a atualização, o Frente de Loja
aguardará alguns segundos, apresentará a mensagem " PAF/ECF processando: Preparando a atualização... ", conforme a tela abaixo.




Em seguida, o sistema Frente de Loja será fechado automaticamente e, o aplicativo de atualização será aberto.

Ao aparecer a pergunta " Iniciar o processo? ", CLIQUE na opção Sim.




Para realizar a atualização de ECF ou de NFC-e os procedimentos são diferentes, nos quais serão discriminados nos subtópicos seguintes.


1.1 - Atualizando Caixa NFC-e


Após confirmar o inicio do processo de atualização, o Atualizador irá verificar a rede e acessos, realizando o download da versão disponível.




Depois da conclusão do download, será realizado um backup da pasta default do Frente, no qual mostrará o local e o nome do backup, conforme a imagem abaixo.




O procedimento de atualização dos arquivos, iniciará logo após o término do backup. 

No exemplo abaixo é possível visualizar que na tela do prompt de comando os arquivos estão sendo atualizados.




Após o aplicativo de atualização finalizar o processo, é necessário pressionar a tecla Enter (ainda no prompt de comando), depois CLICAR no menu Iniciar e, pressionar a tecla Enter para acessar no Frente de Loja.



1.2 - Atualizando Caixa ECF


O Atualizador além de realizar a alteração de versão, oferece a alteração do processo ECF para NFC-e.

Importante: Para que este procedimento funcione, o cliente deverá utilizar o tramitador e deverá ter a impressora do tipo NFC-e cadastrada e liberada no portal, pois a atualização que será mostrada nesse subtópico irá realizar o download do arquivo “ecfs.ini”. 


Após confirmar o inicio do processo de atualização, o Atualizador irá perguntar se deseja atualizar para NFC-e, no qual deverá confirmar ou não CLICANDO na opção Sim ou Não, respectivamente.



Após ter confirmado a alteração, o Atualizador irá realizar os procedimentos de acordo com as opções escolhidas, por favor fique atento a todas

Confirme se deseja iniciar a atualização de ECF para NFC-e CLICANDO na opção Sim.




Informe qual impressora será utilizada.




Em seguida, ao aparecer a mensagem, conforme o exemplo abaixo, desligue e desconecte a impressora antes de continuar a atualização e, CLIQUE na opção OK.




Aguarde enquanto a impressora está sendo configurada no Sistema Operacional.




Em sequência, conecte e ligue a impressora e, depois CLIQUE na opção OK.



Em seguida o Atualizador exibirá uma mensagem por segurança, informando que se após a instalação não imprimir uma página de teste e nem depois de uma operação no Frente, o Suporte deverá ser acionado.




Se no caixa existir PinPad, será necessário selecionar o modelo a ser configurado, mas caso não possua, pressione a tecla Esc.




Em seguida, informe o número do PDV, sendo esse o mesmo número cadastrado como série no Tramitador.




Aguarde o término da atualização e configuração.




Agora será preciso terminar as configurações no Frente de loja, pois ao entrar no sistema irá solicitar um usuário e senha do Tramitador para que possa ser baixado o certificado e iniciar a emissão de NFC-e.


2 - Verificando
a Nova Versão do Frente de Loja Após a Atualização


Logo após o término da atualização, entre no Frente de Loja.

Na tela inicial, verifique se a Versão foi atualizada.

OBSERVAÇÃO: Se a versão do Frente de Loja não for atualizada, será necessário procurar o Suporte.