Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Novo Avanço02/04/2020Priscilla BárbaraPriscilla Bárbara

Sumário:


Plano de Contas Gerencial no Novo Avanço


Neste manual será mostrado como incluir, alterar, excluir e vincular o plano de contas gerencial.


1 - Gerenciando o Plano de Contas Gerencial


1.1 - Incluindo uma Conta Totalizadora do Plano de Contas Gerencial

Rotina:Plano de Contas Gerencial
Localização:Financeiro /  Plano de Contas Gerencial


Para incluir o plano de contas gerencial, acesse a localização citada acima.






Ao acessar o Plano de Contas Gerencial, CLIQUE no símbolo de mais ( + ) envolto por um círculo, situado na lateral direita da parte superior, para criar uma nova conta Totalizadora.




Dados importantes da tela acima (Cadastrando Plano de Conta):

CamposDescrição
Status:Clique na seta e selecione uma opção de status para o plano de contas a ser criado, sendo elas: Normal, Bloqueado, Excluído.
Crédito:

Marque essa opção para informar que esse plano de contas será referente a crédito, caso contrário deixe-o desmarcado.

OBSERVAÇÃO: Essa opção só poderá ficar desmarcada se a opção de Débito for selecionada, caso contrário o sistema não deixará confirmar.
Débito:

Marque essa opção para informar que esse plano de contas será referente a débito, caso contrário deixe-o desmarcado.

OBSERVAÇÃO: Essa opção só poderá ficar desmarcada se a opção de Crédito for selecionada, caso contrário o sistema não deixará confirmar.
Sigla:Informe uma sigla, com três dígitos, para o plano de contas.
Informe o nome:Informe um nome para o plano de contas.
IMPORTANTE: Todos os campos com o símbolo de asterisco ( * ) são obrigatórios, ou seja, caso esses campos não forem preenchidos o sistema não confirmará os dados.


Assim que informar as opções acima, CLIQUE na opção Confirmar para finalizar e salvar os dados, caso contrário CLIQUE em Cancelar, conforme o exemplo abaixo.




Ao sair da tela de cadastro, o sistema exibirá a mensagem de Registro salvo com sucesso!.



1.2 - Alterando a Conta do Plano de Contas Gerencial


Para alterar a conta criada, ao acessar o Plano de Contas Gerencial, CLIQUE no símbolo de lápis, situado na lateral direita da linha da conta a ser alterada.

OBSERVAÇÃO: No exemplo deste documento, será alterado uma conta Totalizadora, porém, o procedimento será o mesmo para qualquer conta.





Ao abrir a tela Editando Plano de Conta, altere o campo desejado (Status, Sigla ou Informe o nome).




No exemplo abaixo, foi alterado o campo Informe o nome de FOLHA PAGAMENTO para FOLHA. Após alterar, CLIQUE na opção Confirmar, caso contrário CLIQUE na opção Cancelar.




Ao sair da tela de alteração, o sistema exibirá a mensagem de Registro salvo com sucesso!.



1.3 - Excluindo a Conta do Plano de Contas Gerencial


Para excluir a conta criada, ao acessar o Plano de Contas Gerencial, CLIQUE no símbolo de lixeira, situado na lateral direita da linha da conta a ser excluída.

OBSERVAÇÃO: No exemplo deste documento, será excluído uma conta Totalizadora, porém, o procedimento será o mesmo para qualquer conta. Ressaltando que após criar um registro dependente (conta filho) a mesma deverá ser excluída primeiro para que seja possível excluir a Totalizadora, ou seja, a última conta a ser criada para a primeira.





Em seguida, o sistema exibirá a pergunta para confirmar a exclusão do registro selecionado, no qual para confirmar deverá CLICAR na opção Ok ou em Cancelar para abortar.




Ao sair da tela de exclusão, o sistema exibirá a mensagem de Registro removido com sucesso!. Observe que no exemplo abaixo o registro excluído não aparece na tela.



1.4 - Incluindo Conta Dependente no Plano de Contas Gerencial


Para incluir uma conta filho ou dependente, ao acessar o Plano de Contas Gerencial, CLIQUE no símbolo de mais ( + ), situado na lateral direita da linha da conta base.

OBSERVAÇÃO: No exemplo deste documento, será incluindo uma conta filho à conta Totalizadora, porém, o procedimento será o mesmo para incluir mais contas a partir das dependentes também.





Ao acessar a rotina Cadastrando Plano de Conta, observe que será identificada a partir de qual conta está sendo associada a nova (exemplo deste documento: Conta totalizadora 2 - 2 - FOLHA PAGAMENTO) e, partindo dos dados informados na conta base a opção de Crédito e Débito já é preenchida automaticamente.




Dados importantes da tela acima (Cadastrando Plano de Conta):

CamposDescrição
Status:Clique na seta e selecione uma opção de status para o plano de contas a ser criado, sendo elas: Normal, Bloqueado, Excluído.
Sigla:Informe uma sigla, com três dígitos, para o plano de contas.
Informe o nome:Informe um nome para o plano de contas.


Assim que informar as opções acima, CLIQUE na opção Confirmar para finalizar e salvar os dados, caso contrário CLIQUE em Cancelar, conforme o exemplo abaixo.




Ao sair da tela de cadastro, o sistema exibirá a mensagem de Registro salvo com sucesso!.

Observe que após criar a conta dependente aparecerá uma seta ( > ) ao lado da conta base, indicando que existe conta (s) filho (s).




Ao CLICAR na seta ( > ) o sistema exibirá a (s) conta (s) filho (s) existente (s), conforme o exemplo abaixo.



1.5 - Vinculando Dados Financeiros no Plano de Contas Gerencial


Para vincular dados financeiros (forma de pagamento, meios de pagamento e conta) no plano de contas, ao acessar o Plano de Contas Gerencial, CLIQUE no símbolo de corrente, situado na lateral direita da linha da conta desejada.

OBSERVAÇÃO: No exemplo deste documento, será vinculado os dados financeiros numa conta filho, porém, o procedimento será o mesmo para qualquer conta.





Ao acessar a rotina Vinculação do Plano de Contas Gerencial, CLIQUE nas setas referentes aos campos da Forma de Pagamento, Meios de Pagamento e Conta e, CLIQUE na opção desejada para cada uma.

IMPORTANTE:

Para mais informações de como incluir meios de pagamento, consulte o documento: " Manual | Meios Pagamento Financeiro Novo Avanço ".

Para mais informações de como incluir conta, consulte o documento: " Manual | Contas Financeiro Novo Avanço ".





Assim que selecionar as opções dos dados financeiros, CLIQUE na opção VINCULAR para finalizar e salvar os dados, caso contrário CLIQUE em CANCELAR, conforme o exemplo abaixo.




Após CLICAR em VINCULAR  o sistema exibirá a pergunta de confirmação, no qual deverá CLICAR em Ok ou em Cancelar para abortar.




Após confirmar, o sistema exibirá a mensagem de Vinculação Realizada com sucesso!.