Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral23/04/2020Priscilla BárbaraIsamara Mello
Integral06/08/2020Priscilla BárbaraBruno César

Dúvida:


Como Corrigir o Erro de Cod.Interno Item Difere na Importação de Cupom no Integral?


Sumário:



Solução:


Esse erro de importação ocorre quando um determinado código de barras estava vinculado a um código interno no sistema e essa vinculação foi alterada, ou seja, esse código de barras foi desvinculado e vinculado a outro código interno. Ao realizar esse procedimento no meio do expediente com o frente online ativo ou sem confrontar as importações dos dias anteriores, irá apresentar essa divergência.

OBSERVAÇÃO: Esse erro de importação pode ocorrer tanto para cupom ECF e quanto NFC-e, sendo que os procedimentos de correção deste documento se aplica para ambos os casos.


1 - Verificando o Erro na Rotina de Cupons Não Importados


Rotina:Cupons Não Importados
Programa:AUT423
Localização:

Movimento - Caixa / Consulta Cupons / Nao Importados


Para verificar o erro de cupons não importados, acesse a localização citada acima.

OBSERVAÇÃO: A rotina também poderá ser acessada na seguinte localização: Vendas - Automacao / Cupons - Consultas / Nao importados.







No campo superior, informe o código da loja (se necessário). No campo Ref, informe o mês e ano e no campo Dia, o dia que deseja pesquisar e pressione a tecla Enter.




Quando existir erro de cupom não importado, será exibido o caixa e o número do cupom com erro. Na parte inferior será indicado o item que está ocasionando a não importação do cupom.

Abaixo segue a discriminação dos campos importantes da parte inferior do sistema, para melhor entendimento:

→ Item: código de barras, no qual precisa ser desvinculado e vinculado no código correto;

Seq: sequencial do item no cupom;

→ Motivo: este campo trará o itemCup, que é o código interno que foi registrado no cupom junto ao código de barras e o itemCad, que é o código interno que está vinculado atualmente ao código de barras.




Para resolver este erro será necessário seguir os tópicos seguintes.


2 - Ajustando o Erro de Cod.Interno Item Difere no Sistema


2.1 - Desativando o Frente Online

O primeiro procedimento é realizar a desativação do frente online para não ocorrer conflitos durante a manutenção das vinculações.


Rotina:Parâmetros
Programa:PRO702
Localização:

(Menu Principal) F5 / Automação


Para desativar o frente online, acesse a localização citada acima.






Ao acessar a rotina, pressione a tecla Enter até alcançar o primeiro campo do Frente On Line, no qual deverá alterar para N, conforme o exemplo abaixo.




Em seguida, pressione a tecla Enter até confirmar a alteração.



2.2 - Desvinculando os Códigos Internos


O segundo procedimento será realizar as alterações na vinculação dos códigos internos indicados no erro, para que seja possível importar o cupom.


Rotina:Produto / Ean
Programa:EST018
Localização:

Administracao Materiais / Gestao de Estoque/ Cadastro de Produtos/ Agrupamento Produtos/ Barra - ean


Para desvincular os códigos internos, acesse a localização citada acima.








Ao acessar a rotina, no campo Item informe o código interno do ItemCad (campo Motivo visto no tópico 1 - Verificando o Erro na Rotina de Cupons Não Importados) e pressione a tecla Enter para carregar os dados.




Em seguida, ao alcançar o campo Codigo EAN pressione a tecla F2 e selecione com a tecla Enter o EAN, indicado na consulta de cupons não importados (campo Item visto no tópico 1 - Verificando o Erro na Rotina de Cupons Não Importados).




O sistema exibirá a pergunta " Prossegue /  Altera / Exclui? (P/A/E) ", no qual deverá informar a letra E para excluir a vinculação do EAN ao código interno.





Após a exclusão, acesse a rotina Produto / EAN novamente e no campo Item informe o código interno do ItemCup (campo Motivo visto no tópico 1 - Verificando o Erro na Rotina de Cupons Não Importados) e pressione a tecla Enter para carregar os dados. Em sequência, no campo Codigo EAN informe o EAN que foi excluído do ItemCad anteriormente e pressione a tecla Enter até confirmar a vinculação.



2.3 - Importando o Cupom com Erro


O terceiro procedimento será realizar a importação do cupom com erro.


Rotina:Importação Cupom a Cupom
Programa:ONL305
Localização:

Exportar - importar arquivo/ Frente Avanco / Importar / Estoque / Cupom a cupom


Para importar o cupom com erro, acesse a localização citada acima.








Ao acessar a rotina, informe no campo Loja o número da loja e no campo PDV o caixa do erro. Ao cair no campo Data, utilize a seta do teclado para cima para alcançar o campo de cupom e informar o cupom com erro. Depois no campo Data, informe a data do erro, conforme o exemplo.




3 - Verificando o Cupom com Erro Após Importação


Após ter realizado os procedimentos do tópico 2 - Ajustando o Erro de Cod.Interno Difere no Sistema, verifique se o cupom com erro realmente foi importado.


Rotina:Cupons Vendas
Programa:AUT410
Localização:

Movimento - Caixa / Consulta Cupons / Fechados


Para consultar se o cupom foi importado, acesse a localização citada acima.

OBSERVAÇÃO: A rotina também poderá ser acessada na seguinte localização: Vendas - Automacao / Cupons - Consultas / Fechados.









No campo superior, informe o código da loja (se necessário). No campo Ref, informe o mês e o ano, no campo Dia, informe o dia que deseja pesquisar e no campo Caixa o número do caixa. Em seguida, pressione a tecla Enter.




OBSERVAÇÃO: Se após os procedimentos realizados o cupom não for importado, será necessário acionar o Suporte Avanço.


IMPORTANTE: Se após os procedimentos realizados o cupom for importado corretamente será necessário reverter as vinculações de barra-ean e, só depois realizar a ativação do frente online, conforme será visto no tópico seguinte. Esse procedimento é de extrema importância para não ocorrer esse mesmo erro novamente.


4 - Ajustando o Sistema Após o Ajuste do Erro do Cupom


4.1 - Desvinculando os Códigos Internos


Após a importação correta do cupom que estava com erro de Cod.Interno Item Difere, será necessário desvincular os códigos internos vinculados no subtópico 2.2 - Desvinculando os Códigos Internos para retornar ao cenário que estava antes de alterar as vinculações.


Rotina:Produto / Ean
Programa:EST018
Localização:

Administracao Materiais / Gestao de Estoque/ Cadastro de Produtos/ Agrupamento Produtos/ Barra - ean


Para desvincular os códigos internos, acesse a localização citada acima.






Ao acessar a rotina, no campo Item informe o código interno do ItemCup (campo Motivo visto no tópico 1 - Verificando o Erro na Rotina de Cupons Não Importados) e pressione a tecla Enter para carregar os dados.




Em seguida, ao alcançar o campo Codigo EAN pressione a tecla F2 e selecione com a tecla Enter o EAN vinculado.




O sistema exibirá a pergunta " Prossegue /  Altera / Exclui? (P/A/E) ", no qual deverá informar a letra E para excluir a vinculação do EAN ao código interno.




Após a exclusão, acesse a rotina Produto / EAN novamente e no campo Item informe o código interno do ItemCad (campo Motivo visto no tópico 1 - Verificando o Erro na Rotina de Cupons Não Importados) e pressione a tecla Enter para carregar os dados. Em sequência, no campo Codigo EAN informe o EAN que foi excluído do ItemCup anteriormente e pressione a tecla Enter até confirmar a vinculação.



4.2 - Desativando o Frente Online

O próximo passo será ativar o frente online.


Rotina:Parâmetros
Programa:PRO702
Localização:

(Menu Principal) F5 / Automação


Para ativar o frente online, acesse a localização citada acima.






Ao acessar a rotina, pressione a tecla Enter até alcançar o primeiro campo do Frente On Line, no qual deverá alterar para S, conforme o exemplo abaixo.




Em seguida, pressione a tecla Enter até confirmar a alteração.




Após os procedimentos descritos anteriormente, deve-se enviar uma Carga TOTAL para o Frente de Loja. Para mais informações, acesse o documento " Dúvida | Como Exportar Carga Total Produtos Todas Filiais Integral?".