Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Supervisor13/03/2017Wellington FélixWellington Félix

Dúvida:


Como configurar acesso dos caixas ao SGBD Postgres?

Solução:


Após a instalação e adaptação do SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) Postgres é necessário realizar uma configuração no arquivo pg_hba.conf, essa configuração irá liberar o acesso de todos os caixas (PAF-ECF) à base de dados bd_supervisor que irá armazenar as movimentações dos caixas (PAF-ECF).

 

Observação: Essa configuração é necessária para o cumprimento de uma lei governamental que exige que toda movimentação de vendas dos caixas estejam salvas em uma base de dados. Caso essa configuração não seja feita, os caixas não conseguiram acesso à base de dados e as movimentações não serão salvas.


Observação: Nesse exemplo, realizamos essa configuração em uma máquina com o sistema operacional Windows 7 - 32 bits, o SGBD Postgres está instalado na mesma máquina onde iremos realizar as configurações, ou seja, será uma configuração local.

 

Descobrindo IP e Faixa de Rede


Antes de configurarmos o arquivo pg_hba.conf, precisamos descobrir o IP e a faixa de rede utilizados no estabelecimento.


Clique no menu Iniciar do Windows e na barra de pesquisas digite o comando cmd para abrir o Prompt de Comando do Windows.

 

Acessando Prompt de Comando


 

Prompt de Comando

 

No Prompt de Comando digite o comando ipconfig e pressione a tecla ENTER. Anote o endereço que será retornado na linha Endereço de IPV4.

 

Obtendo IP e Faixa de Rede


 

Endereço de IP e Faixa de Rede

 

Nesse exemplo anotamos as seguintes informações:

    • IP: 10.0.2.15

    • Faixa de Rede: 2 - A faixa é rede é o penúltimo número do IP

Ao término, vamos configurar o arquivo pg_hba.conf.

 

Configurando Arquivo pg_hba.conf


Clique no botão Iniciar do Windows e acesse a opção Computador, clique no Disco Local (C:) e procure a pasta de Arquivos de Programas.


Acessando Arquivo pg_hba.conf



 

Observação: Dependendo da versão do Windows que esteja instalado na máquina a pasta Aquivos de Programas estará com o nome Programs Files.


Dentro da pasta Arquivos de Programas, procure pela pasta PostgresSQL, dentro dela, acesse a pasta 8.3, por fim, acesse a pasta data.

 

Acessando Arquivo pg_hba.conf



 

Dentro da pasta data, abra o arquivo pg_hba.conf. Clique com o botão direito do mouse nesse arquivo e selecione a opção Abrir com..., na próxima tela, selecione o editor de texto Bloco de Notas.

 

Abrindo Arquivo pg_hba.conf



 

Arquivo pg_hba.conf

 

Após abrir o arquivo pg_hba.conf, desça a barra de rolagem até o final do arquivo, veremos as configurações de conexão com o SGBD Postgres.

 

Configurações de Conexão

 

Observação: Tenha cuidado para não apagar ou alterar qualquer informação no arquivo pg_hba.conf, qualquer alteração ou remoção de informações nesse arquivo pode atrapalhar o funcionamento correto do SGBD Postgres.

 

Observe a linha,

    • # IPv4 local connections:

abaixo dela, existe a linha,

    • host    all         all         127.0.0.1/32          trust

copie essa linha e cole-a uma linha abaixo.

 

Copiando Linha de Conexão

 

Agora precisamos alterar o IP da nova linha que copiamos para o IP que descobrimos pelo Prompt de Comando. Apague o IP 127.0.0.1/32 da nova linha e informe o IP obtido pelo Prompt de Comando, exceto o último número. No lugar do último número do IP, digite /24.

 

Alterando IP


 

Observação: Essa configuração indica que, todos os IP's 10.0.2, não importando o seu último número, podem acessar o SGBD Postgres e a base de dados bd_supervisor o comando /24 libera o acesso de todos os IP's ao SGBD Postgres.


Salve as alterações clicando em Arquivo, Salvar ou pressione as teclas CTRL + S e feche o arquivo pg_hba.conf.

 

Salvando Alterações

 

Ao término, precisamos reiniciar o serviço do SGBD Postgres para que ele comece a executar nossas alterações.


Clique no botão Iniciar do Windows e na barra de pesquisa digite o comando services.msc.

 

Reiniciando Serviço do SGBD Postgres


 

Serviços do Windows

 

Dê um clique em qualquer nome de serviço e digite no teclado as letras post, o indicador irá levá-lo ao serviço de nome PostgresSQL Database Server 8.3.

 

Serviço PostgresSQL Database Server 8.3

 

Observação: Caso utilize o sistema gestor na mesma máquina que estiver configurando o arquivo pg_hba.conf, existirá também o serviço de nome PostgresSQL Database Server 9.1, precisamos reiniciar o serviço PostgresSQL Database Server 8.3 e não o 9.1.


No canto superior esquerdo, clique na opção Reiniciar e aguarde o processo de reinicio.

 

Reiniciando Serviço

 

Processo de Reinicio

 

Após os procedimentos acima, o SGBD Postgres irá aceitar o acesso de todos os caixas do estabelecimento que estão na na mesma faixa de rede configurada no arquivo pg_hba.conf. Agora, poderemos partir para instalação do sistema Supervisor, consulte o documento Manual | Instalar Supervisor Windows/Linux