Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral07/08/2017Lucas de AguiarWilker Kunert

Dúvida:


Como realizar a troca/devolução de mercadoria no PDV através da rotina que gera o contra-vale no sistema Integral?

Sumário:



Solução:


Observação: É importante que solicite ao cliente o cupom fiscal da compra para execução da rotina e assegurar que a compra foi realizada no estabelecimento. Caso o cliente não forneça o cupom fiscal, siga as orientações a seguir antes de gerar o contra-vale no sistema Integral.


1 - Consultando Cupom



Rotina:Cupons Vendas
Programa:AUT410
Localização:Movimento - Caixa / Consultas Cupons / Fechados


Para consultar o cupom, acesse a localização citada acima e consulte o documento: Dúvida | Como Consultar Cupons Importados Integral? para realizar a consulta.


Observe abaixo os procedimentos para conseguir obter as informações necessárias para gerar o contra-vale.



- Informe o Código do Estabelecimento cadastrado no sistema Integral onde o cliente realizou a compra, conforme o campo Filial em destaque no exemplo da figura acima e tecle ENTER para continuar;


2º - No campo "Ref", tecle F5 - Filtros para o sistema habilitar os campos que facilite na localização do cupom fiscal, os quais estão explicados na tabela abaixo e também estão destacados na imagem anterior.


Operador:O código do operador de caixa que efetuou o registro da venda do cliente.
Tipo:O código do tipo gerencial, cadastrado no plano de contas gerencial, que identifique a forma de pagamento que o cliente efetuou o pagamento.
Cliente:Digite o código do cliente, caso este tenha sido informado e impresso no cupom fiscal. Para consultar cliente, tecle F2 (por lista) ou F11 (pesquisa avançada).
Valor:Digite o valor total da compra do cliente sem os centavos.


3º - Ao informar um dos filtros, tecle ENTER até o sistema voltar para o campo Ref e informe o mês e ano da movimentação, também informe o dia e o caixa que realizou o registro da venda. Caso o cliente não souber o dia ou caixa, digite 00 para o sistema considerar todos.


4º - Ao exibir os cupons fiscais, utilize a tecla F3 para o sistema mostrar os itens registrados no cupom fiscal. Veja o exemplo da figura abaixo, em que foi definido o filtro valor de R$10, independente do dia e caixa do mês 05/2017.



Consultando Item F3 (Mostra Itens)



Ao identificar a compra do cliente, anote o número do cupom, data da compra, caixa e código do produto da troca.


2 - Gerando Contra-Vale no Sistema Integral


Rotina:Devolução Cliente - Venda PDV
Programa:MOV351
Localização:Administração Materiais / Gestão de Estoque / Gerenciamento Filial / Entradas e Saídas / Movimentação (digite o mês e ano) / Entrada / Devolução PDV / Devolução / por Item


Acesse a localização citada acima para poder gerar o Contra-Vale.



Observação: É importante que o usuário tenha acesso ao menu "Troca de Mercadorias" para facilitar o acesso a rotina no sistema pelo caminho Troca de Mercadorias / Inclusão. Se não, entre em contato no suporte Avanço, no setor de tecnologia e solicite a inclusão, ou siga o caminho mais longo mostrado na localização citada acima.


Informações importantes da tela acima:


Loja:Informe a filial que foi realizado  a compra pelo cliente.
Cupom / PDV:Digite o número do Cupom Fiscal (COO) seguido do número do caixa ECF.
Data:Data do registro da venda que consta no comprovante de ECF.
Cliente:Localize o cadastro do cliente que efetuou a compra do referido cupom fiscal, teclando F2 (por lista) ou tecle F5 para incluir cliente ou F6 para alterar cliente.
Nota:Consulte o seu contador para avaliar como será identificado o cliente nos casos de troca, uma vez que, a maioria das vendas realizadas por cupom fiscal, o cliente não é identificado, ficando como consumidor final.
Item:Digite o código de barra do produto que será trocado ou devolvido, ou volte com a seta para informar o código cadastral do produto. Para produtos pesáveis, usa-se o código do cadastro do produto.
Quantidade:O sistema irá trazer a quantidade do produto registrado no cupom fiscal, porém o usuário tem a opção de digitar a quantidade que o cliente deseja trocar/devolver.


Efetue o lançamento de devolução PDV, ficando atento ao número do cupom, caixa PDV, a data da compra e a identificação do cliente de acordo com o cupom apresentado.


Observação: O campo preço irá fornecer ao usuário o preço de venda do produto na unidade ou kilo.



Ao preencher os campos acima e confirmar, o sistema ficará ainda no campo Item, caso tenha mais itens a serem registrados para troca/devolução. Senão tecle ESC para confirmar e passar para a próxima tela, que pode ser observada na imagem a seguir.



Campos importantes da tela acima.


Motivo:

Informe o motivo pelo o qual o cliente deseja realizar a troca ou devolução da mercadoria, pressionando a tecla F2.

Observação: Para realizar a inclusão de novos motivos, acesse em cadastros básicos/tabelas/outras tabelas/motivo perda/req.Cons.

Emitir:Recomenda-se que digite S para o sistema emitir o Contra-Vale a ser impresso e entregue ao cliente ou N para não emitir.
Mostra Itens:

Recomenda-se que digite S se será exibido o item usado no registro de troca ou devolução ou N para não exibir.

Arq/Imp:

Informe A para o sistema gerar o arquivo e logo ser necessário nomear este arquivo no qual sugerimos o número do cupom fiscal para facilitar na localização ou I para o Contra-Vale ser impresso na impressora padrão.

Senha:

Informe a senha de usuário, a mesma utilizada ao acessar o sistema Avanço.


Realizado os precedimentos solicitados anteriormente tecle F8 e informe o nome do arquivo gerado para poder visualizar ou imprimir conforme a imagem abaixo, sendo que caso digite a letra E será realizado a impressão na impressora padrão e caso digite a letra P irá gerar um arquivo.pdf, disponível na pasta rel-pdf localizada na rede do servidor.



Desta forma o processo foi realizado corretamente e o Contra-Vale gerado com sucesso.