Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Novo ERP21/03/2018Lucas de AguiarEdna Abreu

Dúvida:


Como Vincular uma Tributação Estadual a um NCM ou produto no Sistema Novo ERP?

Sumário:


Solução:


Para que nas movimentações de Entrada e Saída de Notas Fiscais o sistema já carregue automaticamente a tributação Estadual, a mesma deverá estar vinculada ao NCM ou Cadastro de Produto.


1 - Vinculação da Tributação Estadual


Para que a Tributação Estadual seja enviada automaticamente no momento da emissão de notas/cupons e da entrada da nota fiscal, após realizado o cadastro da Tributação Estadual, deverá vincular a mesma no produto.


Tem se a opção de vincular por:

      • NCM;
      • EAN / Produto;


1.1 - Vinculação por NCM


Rotina:Classificação Tributária EAN/NCM
Localização:Fiscal / Classificação Tributária EAN - NCM


Acesse a localização acima para realizar a configuração da tributação Estadual por NCM.


Observação: Esta opção será usada quando desejar que todos os produtos que contenham um determinado "NCM" seja configurados com a mesma tributação.


Será exibido o painel que permite visualizar todos os NCM que possuem Tributação Estadual vinculada e caso deseje inserir uma nova vinculação deverá clicar no botão (plus).



Após clicar em adicionar (plus), será exibido a tela para vincular a nova tributação.


Logo a seguir marque a opção "NCM", selecione o Estado  que deseja que o NCM seja vinculado a tributação e informe o código do NCM correspondente.



Após informado os dados do NCM, na opção "Classificação Tributária" deve-se selecionar a "Tributação Estadual" que deseja vincular ao NCM, sendo que para todos os produtos que contiverem este NCM será gravada a tributação escolhida.



Caso deseje visualizar os dados que estão cadastrados na tributação estadual selecionada, basta clicar no ícone da "lupa" do lado direito da tela, sendo assim será direcionado para a tela que contém os dados detalhados da tributação e com possibilidade de editar se necessário.



Caso deseje voltar para a tela de vinculação basta clicar em "voltar".


Após configurado a tributação clique em "salvar".



1.2 - Vinculação NCM EAN/Produto


Para configurar o NCM por EAN/Produto deverá seguir o mesmo caminho citado no item acima da vinculação por NCM.


Observação: Esta opção será usada somente quando desejar configurar uma tributação de Excessão por Produto ou EAN.


Exemplo: Para o "EAN/Produto 01 - Café Malte" com NCM 99999999 a tributação estadual será "Tributado alíquota ICMS 04%". Para os demais itens do cadastro que contém o mesmo NCM 99999999 deverá obedecer a vinculação da tributação contida no NCM.


Também deverá "Marcar" a opção "Produto", em seguida selecione o "Estado" que o NCM será vinculado a tributação e informe o Código do Produto/EAN correspondente.



Após deverá ser seguido os mesmos passos decritos no item 1.1 - Vinculação por NCM.