Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral28/05/2018Lucas de AguiarEdna Abreu

Dúvida:


Como Inserir Informações do REINF manualmente no SPED Fiscal no Sistema Integral?

Sumário:


Solução:


Quando no momento da Entrada de Nota Fiscal não for informado os dados referente ao REINF e a nota fiscal não constar na rotina de envio do Evento R-2010 - Serviços Tomados, ou precise alterar algum dado enviado para realizar a correção, deverá realizar a manutenção da Nota na rotina do SPED Fiscal.


Pré - Requisito:

  • NF não ter sido transmitida R-2010: Somente poderá ser realizado manutenção em nota fiscal que não foi transmitida com sucesso no REINF.



1 - Incluindo NF-e REINF


Rotina:Entradas / Saídas
Programa:SPD054
Localização:SPED - EFD / Nota Fiscal / SPED


Acesse a localização indicada acima para realizar a inclusão


Insira as informações de Mês/Ano, Código da Loja, se consiste em uma nota de Entrada ou Saída, Série, Código do Documento, desta forma será possível visualizar as informações da nota pressionando Page Down.


Assim que exibir os dados da nota, será necessário pressionar a tecla Enter duas vezes.



O sistema irá exibir a mensagem: "Prossegue / Altera / Exclui", pressione a tecla A para alterar e pressione a tecla Enter até as informações do REINF.



Se o tipo de Nota for de Serviço será questionado se a "Nota Fiscal possui informações para o EFD-REINF?".



Observação: Se for informado "N" (Não) a nota não será gravada na rotina para envio do REINF.


Se for respondido que "S" (Sim) a nota será gravada na rotina de envio do Evento R-2010 no REINF.


Para informações de como enviar o Evento R-2010 - Serviços Prestados acesse o documento: "Dúvida | Como Incluir Evento R2010 Serviços Tomados REINF Integral?".


Em seguida informe o indicativo se a prestação de serviços foi em Obra de Construção Civil (Ind - Obra).



Informações importantes sobre os campos da tela acima:


Ind-ObraIndicador de Obra de Construção Civil

Indicativo se a prestação de serviços foi em Obra de Construção Civil. Possui as opções:

0 - Não é obra de construção civil ou não está sujeita a matrícula;

1 - Obra de Construção Civil - Empreitada Total;

2 - Obra de Construção Civil - Empreitada Parcial;


En seguida informe o Valor da Base de Cálculo Retida e o Valor da Retenção e confirme pressionando S - Sim.



Campos importantes da tela acima:


BC.RetInforme o valor para base de cálculo da retenção da contribuição previdenciária. Este valor é a aplicação da alíquota de 11% ou 3,5% sobre a base de cálculo da retenção.
Vlr.Ret:Informe o valor do imposto retido conforme a multiplicação da Base de Cálculo pela Alíquota.


Em seguida no campo Tp. Emi (Tipo de Emitente) pressione a função F7: Itens NF.



Em seguida será exibido a seguinte tela:



Pressione F2 - Itens no campo CodItem destacado na imagem anterior, sendo assim será exibido a opção "Prossegue / Altera / Exclui".

Informe "A" para alterar os dados da Nota.



Passe nos campos do resumo do Item e confirme com "S" - Sim.



Após pressionar Enter será exibido a caixa para lançar as informações referente ao REINF. Na opção "Tp. Serviço" pressione F2: Pesquisar para selecionar o código do Serviço referente a despesa.



Observação: Os tipos de serviços devem ser os mesmos códigos da tabela 06, para obter mais informações sobre a tabela acesse a documentação Dúvida | Como Realizar Importação Tabela 06 Classificação Serviços REINF Integral?


Em seguida selecione o código do Serviço e pressione Enter para confirmar.



Caso tenha algum valor de retenção sujeito a situação especial, deverá preencher os demais campos e confirmar.



Campos importantes da tela acima:


Vlr. Ret. Subcontr:Informe o valor da retenção destacada nas notas fiscais dos serviços subcontratados, caso houver.
Vlr. Não Ret. Princ:Informe o valor da retenção principal que deixou de ser efetuada pelo contratante ou que foi depositada em juízo em decorrência de decisão judicial/administrativa. Nesse caso deverá ser enviado anteriormente o Evento R-1070 - Tabela Processo Administrativo, caso houver.
Vlr. Serv. 15 Anos:Informe o valor dos serviços prestados por segurados nas condições especiais que justificam a permissão de aposentadoria especial após 15 anos de contribuição, caso exista a informação.
Vlr. Serv. 20 Anos:Informe o valor dos serviços prestados por segurados nas condições especiais que justificam a permissão de aposentadoria especial após 20 anos de contribuição, caso exista a informação.
Vlr. Serv. 25 Anos:Informe o valor dos serviços prestados por segurados nas condições especiais que justificam a permissão de aposentadoria especial após 25 anos de contribuição, caso exista a informação.
Vlr. Adic. Ret:Informe o valor adicional a retenção da nota fiscal do serviço referente a serviços prestados sob condições especiais, na qual dão direito a aposentadoria especial aos trabalhadores após 15, 20 ou 25 anos de contribuição. Este valor corresponde ao somatório de 4% sobre o valor do serviço de 15 anos, 3% sobre o valor do serviço de 20 anos e 2% sobre o valor do serviço de 25 anos, caso exista a informação.
Vlr. Adic. Não Ret :Informe o valor da retenção adicional da contribuição previdenciária não retida pela contratante ou que foi depositada em juízo em decorrência de decisão judicial/administrativa. Neste caso deverá ser enviado anteriormente o Evento R-1070 - Tabela Processo Administrativo, caso exista a informação.