Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral17/08/2018Lucas de AguiarNilma Almeida

Dúvida:


Como funciona a Rotina de Apoio Fiscal no Sistema Integral?

Sumário:


Solução:


As informações referentes a Tributação por Estado e FEM podem ser configuradas na rotina Apoio Fiscal.


Para o cálculo do FCP na Entrada de Notas não é obrigatório a criação do Apoio Fiscal, o cliente poderá informar a alíquota FEM no Cadastro do NCM/IBPT, porém se houver algum item que possua exceção, o mesmo deve ser incluído na tabela do Apoio Fiscal.

Para obter mais informações sobre o procedimento de importação acesse o documento: "Dúvida | Como Importar Tabela IBPT NCM Integral?".


1 - Situações de necessidade da Tabela do Apoio Fiscal


    • Se o cliente utilizar NFC-e e tiver o parâmetro de Exportação para o Frente marcado para ler o Apoio Fiscal na exportação dos produtos, a mesma deve ser preenchida, para obter informações sobre a configuração e exportação da Tabela Apoio Fiscal acesse a documentação: "Dúvida | Como Configurar Tabela Apoio Fiscal Exportação Frente Loja Integral?".

    • Para cálculo do FEM, caso um item específico tiver a alíquota diferente da configurada na tabela NCM/IBPT, nesse caso não é necessário criar a tabela para todos os itens, o mesmo poderá ser incluído de forma manual na Tabela de Apoio Fiscal.

    • Se for utilizar o cálculo para Diferencial de Alíquotas (DIFAL), nesse caso a Tabela do IBPT também precisará ser preenchida para que possa buscar a Alíquota referente ao estado. Para obter mais informações sobre o procedimento acesse a documentação:"Manual | Configurar Alíquota ICMS Estado Destino Integral".


2 - Inclusão Manual


O Apoio Fiscal pode ser incluído manualmente ou gravado pela rotina Altera por Faixa de Itens, onde poderá executar uma faixa de itens através do NCM ou gravação de todo o cadastro, para obter mais informações acesse a documentação: "Dúvida | Como Executar Rotina Altera Faixa Item Atualização Apoio Fiscal Integral?".


Rotina:Apoio Fiscal
Programa:SPD120
Localização:Administração Fiscal / Tabelas / S.P.E.D. NFe-ECD / Mercadoria / Apoio Fiscal


OBSERVAÇÃO: Também é possível acessar a rotina do apoio fiscal pelo seguinte caminho: Administracao Materiais / Gestao de Estoque / Cadastro de Produtos / Alteracao / Altera Tributacao/ Apoio Fiscal.


Informe o Item e a UF que deseja incluir na Tabela.



O cliente pode escolher se buscará a tributação configurada no Complemento na Ficha Financeira da Filial.



Após escolher a opção da Filial, informe a Data Inicial (Data do Dia) e Data Final (99/99/99).



Observação:

  • A Data de Vigência não será mais validada, uma vez criado o Apoio o mesmo não precisa ser gravado novamente, mesmo se tiver com a "Data Vencida" a leitura será feita através da última tabela gravada de acordo com a sequência preenchida no campo Seq.

  • Caso a rotina seja executada novamente através do Altera por Faixa, a tabela anterior será mantida com a data final um dia antes da data inicial da próxima tabela, se for executada no mesmo dia a data não será alterada.

  • Se a gravação for executada pela rotina Altera por Faixa, a Data Inicial será a Data do Dia e a Data Final será 99/99/99.