Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral18/09/2018Wellington FelixEdna Abreu

Dúvida:


Como gerar arquivo XML e SPED ICMS com unidade de medida e fator de conversão agrupados no sistema Integral?

Sumário:


Solução:


Os passos informados a seguir mostram como configurar o sistema Integral para gerar o Registro 0220 - Fator de Conversão de Unidade e o Arquivo NFE (XML) com a unidade de medida agrupada ao Fator de Conversão. O Registro 0220 do SPED Fiscal tem por objetivo informar os fatores de conversão dos itens discriminados na Tabela de Identificação do Item (Produtos e Serviços) entre a unidade informada no Registro 0200 e as unidades informadas nos registros dos documentos fiscais ou nos registros do controle da produção e do estoque - Bloco K. Sempre que a unidade de medida da compra ou venda de mercadorias for diferente da utilizada para o controle de estoque do adquirente, deve-se informar o Registro 0200, afim de informar ao Fisco a relação entre as unidades de compra/venda e o controle de estoque.


Observação:

  • Serão enviados no Registro 0220 do SPED o fator de conversão referente as movimentações de entrada e saída.
  • O registro do fator de conversão enviado no SPED e no XML será utilizado no momento da emissão da Nota Fiscal e da Entrada. Deve-se atentar para não ocorrerem mudanças de fator de conversão do mesmo item no momento da movimentação do item dentro do mesmo mês.
  • Em relação a movimentação dos Cupons Fiscais o mesmo já é enviado para o Arquivo do SPED Fiscal em Unidade.
  • A partir da data que o parâmetro for ativado, será enviado automaticamente no XML, nos campos "<uCom>" e "<uTrib> a unidade de medida agrupada ao fator de conversão movimentado. E na EFD ICMS, será gerado o Registro 0220 - Fator de Conversão com o mesmo conteúdo. Exemplo: CX15 ao invés de CX.



1 - Configurando Envio do Registro 0220


Rotina:Filiais
Programa:CBA001
Localização:Cadastros Básicos / Filial / Filiais / Manutenção / Parâmetros NFE


Acessando a localização citada acima, é possível configurar o parâmetro que define o envio do Registro 0220 - Fator de Conversão e do NFE (XML). Após estar configurado, o parâmetro permite que, de forma automática, na geração do arquivo do SPED Fiscal, que o registro seja enviado para as notas fiscais de emissão própria, cujo fator de movimentação seja diferente da unidade de inventário, seguindo o orientado no Guia Prático.


Importante: O parâmetro deve ser configurado por Filial.


Acesse a localização citada acima para configurar o envio do registro.


Pressione a tecla F2 para selecionar a Filial desejada.



No campo Ft.Conv, pressione a tecla F5: Envio UN=un+fator, caso deseje enviar no XML a unidade agrupada ao fator e na EFD ICMS o Registro 0220.



Será disponibilizado um campo para informar a Data de Início da envio da unidade agrupada ao fator na NFE e no SPED.



Importante: Após confirmada a data, as Notas Fiscais e o SPED Fiscal serão gerados com o novo conteúdo.


2 - Gravação de Fator de Notas Fiscais


A geração do Registro 0220 está contemplando todas as movimentações de Notas de emissão própria e Entrada. A seguir, observe exemplos de gravação dos registros em movimentações.


2.1.1 - Emissão Nota Fiscal - Saída Transferência


No exemplo a seguir, o item usado na Entrada da Nota Fiscal possui unidade e fator definido.



Na emissão da Nota Fiscal, observe que o item digitado possui o fator de conversão em fardo, FD - 10 UN e a quantidade comprada foi de 2 (dois) fardos, totalizando 20 UN.



No XML da Nota Fiscal emitida, observe que nas Tags (Campos) referentes a unidade de medida, a tag "<uCom>" e "<uTrib>" foram gravadas com a Unidade Comercial Agrupada com o Fator.


Arquivo XML


Ao analisar os dados do XML acima, observe que a Unidade Comercial é recebida como Fator Fardo com 10, isso significa que a SEFAZ receberá as informações contidas no XML acima em fator, portanto, no arquivo SPED Fiscal é necessário o envio do Registro 0220 - Fator de Conversão para que a SEFAZ entenda que o informado no campo "<uCom>" e "<uTrib>" em "FD10", com "<qCom>" (Quantidade Comercial) = 2 (dois), correspondendo a FD com 10 UN.


Importante: Foi necessário agrupar o fator com a unidade, pois no layout do XML da NF-e não consta campo para ser informado fator de conversão.

2.1.2 - Gravação de Fator de Notas Fiscais


Observe a gravação dos Registros 0200 - Cadastro de Item, 0190 - Unidade de Medida e 0220 - Fator de Conversão no arquivo do SPED Fiscal da nota lançada no exemplo anterior.


      • Gravação Registro 0190 - Unidade de Medida


No Registro 0190 será enviado as unidades de medidas utilizadas na escrituração.


Código da Unidade FD10 e Descrição da Unidade de Medida FARDO COM 10


      • Gravação Registro 0200 - Cadastro Item


No Registro 0200 será enviado o produto com a unidade de medida utilizada para o controle de estoque, que no exemplo a seguir será UN - unidade.


Tela Gravação do PVA SPED - Registro 0200 - Cadastro Produto


Importante: Quando estiver definido para gerar o Registro 0220 será enviado também o Registro 0200 referente as notas de emissão própria.


      • Gravação Registro 0220 - Fatores de Conversão de Unidades




2.2.1 - Entrada Nota Fiscal - Compra Fornecedor


No exemplo a seguir, o item usado na Entrada da Nota Fiscal possui unidade e fator definido.



Na entrada da Nota Fiscal observe que o item digitado possui o fator de conversão em fardo, FD - 10 UN e a quantidade foi de 1 (um) fardo, totalizando 10  UN.



2.2.2 - Gravação Fator - SPED Fiscal


Observe a gravação dos Registros 0200 - Cadastro do Item, 0190 - Unidade de Media e 0200 - Fator de Conversão no arquivo do SPED Fiscal da nota lançada no exemplo anterior.


      • Gravação Registro 0190 - Unidade de Medida


No Registro 0190 será enviado as unidades de medidas utilizadas na escrituração.


Código da Unidade FD10 e Descrição da Unidade de Medida FARDO COM 10


      • Gravação Registro 0200 - Cadastro do Item


No Registro 0200 será enviado o produto com a unidade de medida utilizada para o controle de estoque, que no exemplo a seguir será UN - unidade.


Tela Gravação do PVA SPED - Registro 0200 - Cadastro de Produto


      • Gravação Registro 0220 - Fatores de Conversão de Unidades