Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Novo NF-e21/09/2018Wellington FelixGabriela Moreira

Dúvida:


Como alterar o servidor que receberá as notas para o servidor de contingência no Novo NF-e?

Sumário:


Solução:


A Receita Federal disponibiliza um servidor de contingência, caso o servidor de produção esteja offline ou com alguma falha de conexão. Se o servidor de produção não estiver online no momento em que é enviado uma NF-e, ela é retornada para o Novo NF-e com um Erro de Importação e com o status "9999 - Possível timeout de conexão".


Quando isso ocorre, podemos alterar no Novo NF-e, o servidor que receberá as notas para o servidor de contingência, assim as notas serão tramitadas e quando o servidor de produção voltar, deve-se alterar no Novo NF-e para que o envio das notas volte a ser para o servidor de produção.


1 - Exemplificando Falha de Conexão com a SEFAZ


Rotina:Notas Processadas
Localização:Menu / Notas Fiscais / Notas Processadas


Para visualizar as notas processadas, acesse a localização citada acima.



Observação: Quando não há conexão com o tramitador, a nota fica com o status de "Erro Importação" e ao clicar sobre ela para visualizar os detalhes, pode-se observar o status "9999 - Possível timeout de conexão".


2 - Conferindo Disponibilidade dos Servidores da Receita Federal


Podemos conferir se o servidor de produção da Receita Federal está com algum tipo de falha no Portal da Receita Federal, nesse portal, podemos verificar informações de disponibilidade, como: Autorização, Retorno e Autorização, Inutilização entre outras.



3 - Alterando Servidor no Novo NF-e


Rotina:Configurações NF-e
Localização:Menu / Configurações / NF-e


Para alterar o servidor no Novo NF-e, acesse a localização citada acima.


Na aba Geral, clique em Contingência NF-e e selecione Contingência SVC-AN.




O sistema abrirá uma janela onde deverá ser informada a justificativa da entrada em contingência. Informe o motivo e clique em OK e depois em Salvar.



O sistema irá retornar a mensagem "Registro salvo com sucesso" e as notas poderão ser reenviadas em contingência.



Observação: Assim que verificar no Portal da Receita Federal que o servidor de produção está online, volte nas configurações e altere a opção Contingência NF-e para Emissão Normal (Não em Contingência).