Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral08/03/2019Priscilla BárbaraEdna Abreu

Sumário:



Lançamento de Nota Fiscal de Entrada Compra com ICMS ST e FCP Retido Anteriormente Utilizando o Cálculo Sugerido no Integral


Este documento mostrará como lançar a nota fiscal de entrada havendo opção de realizar o cálculo do ICMS ST Retido que não vieram destacado no XML, utilizando a Fórmula de Cálculo Sugerida.


1 -  Lançando a Nota Fiscal com Retenção


Para os casos onde não for destacado no XML, pelos distribuidores e atacadistas que revenderem mercadorias com o CST 60, as informações de Base de ICMS ST / FCPAlíquota e valor do ICMS ST / FCP, cobrados anteriormente, nas tag's próprias do XML e nos dados complementares da Nota Fiscal, foi elaborado um CÁLCULO SUGERIDO baseado no valor do produto da nota para que fique destacado nos lançamentos dessas notas fiscais.


 

1.1 - Lançando a Nota Fiscal Com o Cálculo Sugerido de ICMS ST Retido


Observe que no exemplo abaixo, o fornecedor não enviou no XML os valores de BC e ICMS ST Retidos.



Quando não existir o destaque das informações referente aos valores de ICMS ST retido nas tag's do XML, pelo fornecedor, após o lançamento do item o sistema irá exibir os valores sugeridos de ICMS ST Retido, no qual poderá mantê-lo, alterá-lo ou excluí-lo.


Rotina:Compra - Inclusão
Programa:MOV205
Localização:Administracao de Materiais / Gestao de Estoque / Gerenciamento de Filial / Entradas e Saidas / Movimentacao / Entrada / Compra / Mercadoria


Para realizar a entrada de nota fiscal de compra, acesse a localização indicada acima. Para mais informações de como importar o XML, consulte o documento: " Manual | Entrada NF-e Importação XML Integral ".               

Ao acessar a rotina e alcançar a tela de lançamentos dos itens, após digitar as informações dos mesmos será exibido as informações do ICMS ST Retido sugeridos pelo sistema, conforme o exemplo abaixo.



OBSERVAÇÃO: Caso o fornecedor não tenha enviado as informações de ICMS ST Retido no XML, o sistema exibe na parte superior dos campos a palavra "Sugerido" contendo o cálculo sugerido.


Informações Importantes dos campos acima:


CamposDescrição
Al/

O sistema irá utilizar a alíquota do Cadastro do Produto.

OBSERVAÇÃO: A alíquota que está ao lado do campo CST 60 NÃO deverá se excluída, pois ela a mesma será utilizada no cálculo.
Base/

O sistema irá utilizar o valor do produto, sem deduções, para compor a Base de ICMS.

Vl.STRet

O valor do ICMS ST Retido será calculado de acordo com a fórmula de cálculo sugerida no primeiro campo do Calc.ST.Retido (no exemplo acima foi utilizada a fórmula 1).


  Abaixo segue o detalhamento da Fórmula do Cálculo do valor sugerido de ICMS ST Retido:


Dado
Formula
Valor

Base ICMS ST Ret =

Valor do Produto x 100 /(100+%Luc.Dist)525,00 x 100/(110)= 477,27
ICMS ST CALC Valor do Produto x Alíquota ICMS (%)477,27 x 18% = 85,91
Base ICMS =Valor do Produto x 100/ (1+ (%MVA/100)525,00 x 100/(1+(35%/100)=353,54
ICMS PROPRIOBase de ICMS x Aliquota ICMS (%)388,89 x 18% = 63,64
ICMS ST RETICMS ST Calculado - ICMS Proprio94,50 - R$ 70,00 = 22,27

   

1.2 - Lançando a Nota Fiscal Com as Informações de ST Retido no XML


Observe que no exemplo abaixo, o fornecedor enviou no XML os valores de BC e ICMS ST Retidos.



Quando houver o destaque pelo fornecedor das informações dos valores de ICMS ST Retido nas tag's do XML, após o lançamento do item o sistema irá exibir automaticamente os novos campos com impostos provenientes do XML.


Rotina:Compra - Inclusão
Programa:MOV205
Localização:Administracao de Materiais / Gestao de Estoque / Gerenciamento de Filial / Entradas e Saidas / Movimentacao / Entrada / Compra / Mercadoria


Para realizar a entrada de nota fiscal de compra, acesse a localização indicada acima. Para mais informações de como importar o XML, consulte o documento: " Manual | Entrada NF-e Importação XML Integral ".               

Ao acessar a rotina e alcançar a tela de lançamentos dos itens, após digitar as informações dos mesmos será exibido as informações do ICMS ST Retido contido no XML, conforme o exemplo abaixo.



OBSERVAÇÃO: Quando as informações do ICMS ST Retido vier no XML, o sistema exibe na parte superior dos campos a palavra "XML".


Ao finalizar o lançamento de um item, é possível pressionar a tecla F2 (itens) para que o sistema mostre o resumo dos itens, contendo as informações do ICMS ST Retido proveniente do XML, conforme exemplificado abaixo.




Para mais informações de como consultar a nota fiscal na rotina do sped, consulte a documentação: " Dúvida | Como Consultar Informações ICMS ST FCP Retidos Movimento Sped Integral? ".