SistemaÚltima AtualizaçãoAutorTécnico
Integral05/01/2018Lucas de AguiarEdna Abreu

Dúvida:


Como Configurar a gravação do valor do IPI na NF-e de Devolução emitida na versão 4.0 no Sistema Integral?  

Sumário:



Solução:


Nas regras de validação da NF-e 4.0, para as notas com a finalidade de Devolução, os valores de IPI que foram devolvidos nas operações com não contribuinte do IPI deverá ser enviado como "Valor IPI Devolvido" na Tag e não será mais enviado em "Outra Despesas".


Observações:


Informações Importantes:

Na versão 4.0 com parâmetro definido para enviar o IPI em Dados Adicionais o valor do IPI será gravado:

  • Danfe: Não será gravado em outras despesas, mas sim nos Dados Adicionais da Danfe.
  • XML: Na nova tag do XML"vIPIDevol", e não mais em outras despesas. E também será enviado o percentual da mercadoria devolvida na nova tag "pDevol".


1 - Definindo os Parâmetros


Rotina:Parâmetros NF-e
Programa:SPD111
Localização:Cadastros Básicos / Filial / Filiais / Manutenção / Parâmetros NF-e


Acesse a localização indicada acima para realizar a configuração da gravação do "IPI" nas notas fiscais de devolução. No campo "Imp.IPI" deverá seguir a configuração abaixo:


Tela de configuração dos parâmetros da filial


Informações importante sobre os campos da tela acima:


Imp.IPI:O IPI de Devolução deve sair nos Dados Adicionais (D) ,Quadro(Q) ou em Ambos (A).
"D" (Dados Adicionais)Se na devolução houver valor de IPI será gravado seguindo a Norma Técnica (NT) da NF-e 4.0 e irá gravar os valores na Tag "vIPIDevol" (Valor IPI Devolvido) e nos Dados Complementares da DANFE. Também será enviado o percentual da mercadoria devolvida na tag "pDevol".
"Q" (Quadro)Imp.IPI: "Q" (Quadro) Se na devolução houver valor de IPI será gravado os valores na Tag "VIPI" (valor IPI) e no campo próprio de Valor do IPI da Danfe.


2 - Consultando Nota Fiscal


Rotina:Entradas / Saídas
Programa:SPD054
Localização:SPED - EFD / Nota Fiscal / SPED


Acesse a localização citada acima para abrir a rotina de consulta das notas fiscais de Entradas/Saídas.


Utilize a rotina de Entradas/Saídas para consultar a nota fiscal de saída de devolução a ser referenciada no momento da emissão da nota fiscal.


Observe no exemplo abaixo que na nota fiscal de Entrada a ser devolvida houve destaque de IPI.


Tela de Consulta da NF-e de Entrada - Com IPI


3 - Emitindo Nota Fiscal


Rotina:Devolução
Programa:MOV211
Localização:Administração de Materiais / Gestão de Estoque / Gerenciamento de Filial / Entradas e Saídas / Movimentação / Saída / Devolução


Acesse a localização citada acima para abrir a rotina de Devolução.


Conforme estabelecido na Norma Técnica (NT) da NF-e 4.0 quando houver uma devolução onde existem valores de IPI nas operações com não contribuinte do IPI deverá ser destacado o Imposto nos dados adicionais e no "XML" no campo "IPI a Devolver".


Abaixo um exemplo de NF-e de Devolução com o parâmetro "Imp.IPI" configurado para gravar em "D" (Dados Complementares) seguindo o orientado na Nota Técnica da NF-e 4.0:


Ao se tratar de emissão de nota fiscal de devolução de fornecedor, é necessário informar uma nota fiscal referenciada, ou seja, uma nota fiscal de entrada da mercadoria a ser devolvida.



O sistema apresenta a opção de informar a nota referenciada, pois é obrigatório esta informação para a nota ser autorizada pela SEFAZ.



Digite os dados referentes a nota fiscal de entrada compra, com está informação, será gravado no XML a nota referente e irá carregar os dados da devolução como itens, quantidades e impostos. Após digitar, pressione a tecla "ESC".



Observe que conforme especificado no layout da NF-e 4.0, o Tipo de cobrança já vem definido fixo como "99 - Sem Pagamento". Após preencher os demais filtros de emissão de nota, confirmar com "S" e assim será exibida a tela dos itens.



Para carregar automaticamente os itens devolvidos na nota referenciada, pressione a função F10.



O sistema irá perguntar se deseja carregar todos os itens (S/N).



Ao pressionar S o sistema carrega de forma automática os itens e os valores totais da nota, permitindo ao usuário alterar e incluir.



Ao digitar a função F2 é possível visualizar os itens que foram carregados e realizar a conferência.



Ao término pressione a tecla ESC para encerrar o lançamento.



Ao final será exibido a opção de gerar financeiro, informando o Vencimento e Tipo, caso a empresa deseje realizar este controle de forma gerencial. Entretanto na nota fiscal estes dados não serão exibidos.



Caso desejar lançar alguma informação/observação referente a nota fiscal, deve-se preencher os dados e ao término pressione a tecla ESC para que a nota fiscal seja gerada.



Na versão 4.0 com parâmetro definido para enviar o IPI em Dados Adicionais o valor do IPI será gravado:



Exemplo da Gravação do IPI na Danfe que será gerada




Exemplo da Gravação do IPI no XML que será gerado